sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Arrependimento

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 30/04/2013.

Como aconteceu nas últimas terças-feiras, com o tema "pecado", iremos apresentar, pelo menos por duas semanas, permitindo o Senhor, sobre "arrependimento". A ideia é apresentar um resumo do que apresentamos para uma conversa no Discipulado, apenas um roteiro para ter alguns pontos para conversar sobre o assunto, mas sempre podemos ampliar quando acontece "na prática".

Introdução:

Arrependimento! Esta é uma palavra muito utilizada no dia a dia. Se pensarmos bem, todos nós nos arrependemos de muitas coisas que fizemos ou deixamos de fazer. E este constante uso do termo muitas vezes esvazia o seu sentido maior – que é produzir uma mudança radical na mente, no coração e nas atitudes das pessoas.

A Bíblia está repleta deste conceito e mandamento de Deus. A ordem do arrependimento ocupa um amplo espaço nas Escrituras Sagradas, pois a graça de Deus só age de forma plena na vida daqueles que se arrependem.

“O arrependimento é o meio, e a fé é a condição de salvação. O coração quebrantado, a tristeza da alma e o aborrecimento pelo pecado levam a alma a aceitar a Cristo como único Salvador. Então vem a confissão dos pecados e a reforma da vida” (QUINTANILHA, B. N. Doutrinas Metodistas, São Paulo, 1995, p. 14).

O que é arrependimento?

Antes de respondermos à pergunta, queremos descrever dois tipos de arrependimento: a) o arrependimento legal, isto é, o ato corriqueiro de nos arrependermos. Fazemos algo de mal ou deixamos de fazer alguma coisa que gostaríamos e nos arrependemos, nos desculpamos, mas continuamos indiferentes em relação à Deus; b) arrependimento em relação a Deus, que é o arrependimento cristão, implica em voltarmos para Deus, em reconhecermos o nosso estado de pecado e voltarmos para Deus, tornando-nos dependentes de sua graça.

Entendemos por arrependimento uma mudança radical de mente (metanoia), uma virada de 180° em nossa vida (uns falam em 360°, mas isso é girar uma volta completa e continuar na mesma direção original - em 180°, mudamos a direção para o lado oposto, por isso esse exemplo). Significa andarmos em outra direção, aborrecendo e odiando o pecado.

Na próxima semana, permitindo o Senhor, terminamos este resumo / roteiro sobre arrependimento.

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário