terça-feira, 12 de novembro de 2013

Preparando para a vida com Cristo...

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 15/01/2013.

Mateus 28.18-20
18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
19 Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.


Muitas vezes vemos muitas igrejas que estão desenvolvendo vários trabalhos, principalmente campanhas de evangelização, sempre visando alcançar o maior número possível de novos convertidos. Através de eventos assim, muitas pessoas acabam sendo sensibilizadas e até passam a frequentar nossas comunidades de fé. No entanto, muitos desses “novos crentes” acabam se desmotivado muito rapidamente e não permanecem mais nas igrejas.

Alguns, porque querem aquele mesmo evento repetidas vezes, querem sentir aquela mesma emoção a cada encontro. Outros, porque são atraídos por conta de uma atividade, como uma campanha específica e quando conseguem o resultado que queriam, se afastam, ou outros ainda acham que o melhor é ficar "de campanha em campanha" e se a igreja não faz algo, procuram em outros lugares. E por fim, há os que deixam mesmo a fé. Isso dentre os que deixam a comunidade que estamos! Há, claro, os que ficam mesmo assim!

Por que essa realidade é tão frequente em nossas igrejas? Por que deixamos de ganhar e cultivar tantas vidas? O que temos feito que poderia ser diferente? É preciso que as pessoas criem raízes logo no Evangelho! Como que isso pode ser feito?

Sabemos da responsabilidade de anunciar as Boas Novas de salvação, mas temos que ir além, de acordo com o texto de Mateus 28.19-20: a comissão de Cristo para a sua igreja não é simplesmente fazer convertidos, mas sim discípulos. Será que não temos aqui o ponto que devemos pensar? Muitos pregam, outros acolhem, mas será que os novos convertidos estão sendo instruídos de acordo com o Evangelho? Muitas vezes achamos que pregações e estudos Bíblicos podem resolver essa questão, mas o discipulado é ir além disso! É ter esses elementos, claro, mas ir além.

Claro que há casos onde uns começam o trabalho e outros terminam, mas o Senhor é quem dá o crescimento! Não estamos falando que as pessoas devem necessariamente ficar nas igrejas que estamos! Por mais que se pense em ter mais gente na sua igreja, o mais importante mesmo é ter gente na Igreja Espiritual, aquela que será arrebatada!

Pensando nisso, devemos ter muito claro que devemos fazer campanhas de evangelização, distribuição de folhetos, e o que mais o Senhor der estratégias para desenvolvermos. As pregações na igreja não devem ser abandonadas, claro! Quanto mais irmãos e igrejas que pregam realmente o Evangelho fazendo isso, melhor! Nada de querer apenas para a sua igreja! Que seja para o Senhor, na sua igreja ou em outra, mas que seja para o Senhor!

Mas precisamos ir além: pensar em discipular pessoas. Afinal, Jesus estava no templo ensinando, ia pelo caminho falando do Evangelho e fazendo grandes obras, e ainda dedicava um tempo particular com seus discípulos. Se Ele é nosso exemplo, precisamos tomar cuidado com a forma que desenvolvemos os trabalhos de nossa comunidade de fé.

Na próxima semana, permitindo Senhor, vamos comentar mais sobre a questão do discipulado, tendo como base o texto da Grande Comissão, principalmente!

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário